Cá em Casa logo
Climatização

Qual aquecedor elétrico gasta menos energia?

Quer a casa aquecida, mas quer evitar uma surpresa na conta de luz? Tire aqui as suas dúvidas sobre qual aquecedor elétrico gasta menos energia? Você vai se surpreender!

02 janeiro 2024
Aquecedor em um cómodo

Sabemos que essa é uma dúvida muito comum e existe uma grande confusão ao redor deste tema. Antes de mais nada, vamos a um spoiler: todos os aquecedores elétricos tem eficiência energética de 100%, portanto são igualmente económicos em termos de geração de calor! Sei que ninguém esperava por essa informação, mas acreditem: isso não é mérito dos fabricantes, mas sim, das leis da termodinâmica.

Como funciona um aquecedor elétrico?

Os aquecedores elétricos domésticos funcionam com base em um princípio da Física que determina que uma corrente elétrica sofre uma resistência por parte do material onde ela flui. E para “vencer” essa resistência, alguma energia precisa ser utilizada, ou melhor, transformada. E a transformação que ocorre é exatamente a conversão de energia elétrica em calor. Os aquecedores elétricos possuem elementos resistivos por onde a corrente elétrica passa, gerando calor, que é finalmente transmitido para o ambiente.

Todos os aquecedores elétricos tem a mesma eficiência?

Sim. Todos os aquecedores elétricos que operam pelo princípio do aquecimento resistivo têm eficiência de 100%. E todos os tipos de aquecedor elétrico que encontramos nas lojas - infravermelhos, termoventiladores, convectores, aquecedores a óleo, etc - operam através deste princípio. Isso não quer dizer que todos os aquecedores são iguais: veja nosso post sobre como escolher um aquecedor elétrico].

As leis da termodinâmica determinam que a energia pode apenas ser transformada, mas nunca irá surgir ou desaparecer do nada. Sendo assim, toda energia que colocamos dentro de um equipamento elétrico precisa obrigatoriamente ser convertida para alguma outra forma de energia.

No caso de um motor elétrico, por exemplo, a energia consumida é convertida em trabalho (giro do motor) e calor. Neste caso, dizemos que a eficiência do motor é menor que 100%, pois sempre haverá parte da energia que será convertida em calor e não será utilizada no giro do motor.

Já no caso de um aquecedor elétrico, não existe outra forma de energia a ser convertida. A energia consumida por um aquecedor elétrico será sempre convertida 100% em calor, pois esta é a única possibilidade. Obs: alguns aquecedores possuem ventiladores (pequenos motores) em seu funcionamento. Mas a parcela de energia utilizada por essas partes móveis do equipamento são insignificantes se comparadas ao que de fato é utilizado para geração de calor.

Sendo assim, desconfie dos anúncios de “aquecedor elétrico de baixo consumo”. Ele pode até consumir pouca energia elétrica, mas também vai gerar pouco calor. Mais importante do que o tipo de aquecedor escolhido, a falta de um bom isolamento térmico nas residências certamente é a maior responsável pelos altos consumos em sua conta de luz durante o inverno.

Apesar de todos os aquecedores possuírem eficiência de 100%, alguns tipos de aquecedor irão funcionar melhor em determinadas situações de uso, e por isso é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de cada tipo.

Como economizar energia com aquecedores elétricos?

Bom, para quem mora em imóvel próprio, o ideal é melhorar o isolamento térmico da casa. O investimento inicial é alto, mas vai valorizar o seu imóvel e economia na conta de luz virá ao longo dos anos. Caso este não seja o seu caso, existem algumas outras alternativas.

Isole o ambiente

Feche portas e janelas para evitar que o ar quente saia e que o ar frio entre. Isso já vai fazer com que o seu aquecedor precise trabalhar menos para manter o ambiente aquecido. Atenção: muito cuidado com os aquecedores de gás em ambientes internos!

Escolha o tipo certo de aquecedor

Se você precisa aquecer o ambiente por apenas 10 minutos ou apenas em alguns períodos curtos ao longo do dia, compre um aquecedor que gere calor rapidamente, como um termoventilador, um convector ou um aquecedor por infravermelhos. Não utilize um aquecedor a óleo, que demora a esquentar, pois vai gastar energia sem necessidade.

Acompanhe o seu gasto com aquecimento

Para não ter surpresas na conta de luz, o ideal é saber quanto o seu aquecedor está a consumir durante o mês. Compre uma tomada OU FICHA inteligente e saiba exatamente quanto o seu aquecedor está a gastar diariamente.

Com o uso da tomada OU FICHA inteligente, através de um app com conexão WiFi, será possível saber o valor do consumo do seu aquecedor em kWh (quilowatt-hora) diariamente, e também o valor acumulado mensal. Para saber o valor da conta em Euros, basta multiplicar o total de kWh pelo valor do kWh encontrado na sua conta de luz (deve ser um valor próximo de 0.14 EUR). Dessa forma, saberá se está o consumo está elevado antes do problema sair do controle.

https://www.energy.gov/energysaver/home-heating-systems/electric-resistance-heating

https://solvitnow.com/how-does-a-heating-element-work

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os 5 melhores ratos gaming de 2024
ELETRÓNICOS
Os 5 melhores ratos gaming de 2024
Em busca de um mouse gaming para comprar em 2024? Veja a nossa seleção com as melhores opções do mercado e quais aspectos considerar na hora da compra.




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.