Cá em Casa logo
Cozinha

As 5 melhores panelas de pressão elétricas de 2024

Precisando de uma mão na cozinha? Uma panela multicooker pode ser a solução. Confira nossa selação de panelas.

03 janeiro 2024
Bancada de cozinha com panelas

Sabe aquele momento que você lembra que esqueceu de fazer arroz e você precisa ficar perto do fogão para garantir que ele não queime? Com uma panela de pressão elétrica isso não será mais um problema. As predefinições de cozimento das panelas, permitem que você "configure e esqueça". Assim, você está livre para fazer outras coisas enquanto prepara a sua refeição com segurança e rapidez. O que vai facilitar muito a sua vida e também economizar bastante espaço.

São muitas marcas e modelos de panelas elétricas, mas com a nossa lista você não vai precisar gastar muito tempo pesquisando. Se você está com pressa, definitivamente para mim, a Instant Pot é a minha favorita, embora todas funcionem de maneira muito parecida.

Panela elétrica? Máquina de cozinha? Máquina multicooker? Panela multicooker?

Quando você começa a pesquisar uma panela elétrica, muitos nomes aparecerão na sua frente, mas a verdade é que todos esses nomes são variações para definir uma panela de pressão elétrica.

As panelas de pressão (em inglês, pressure cooker) cozinham os alimentos mais rapidamente, pois dentro delas a temperatura fica acima dos 100 graus. Na época dos nossos pais e avós, as panelas de pressão eram mais simples, hoje contamos com panelas de pressão elétricas.

As panelas de cozimento lento (em inglês, panelas slow cooker), fazem o inverso das panelas de pressão, cozinham com baixa temperatura e devagar.

Quais funções eu preciso na minha panela?

Na hora de escolher a sua, você deve pensar em quais funções são importantes para si de acordo com seu estilo de vida. Mas facilmente você perceberá que não tem muito mistério, pois todas possuem praticamente as mesmas funções: panela de pressão, frigideira para saltear, panela de cozer a vapor, panela de cozedura lenta, panela de arroz, aquecedor de alimentos e máquina de fazer iogurte. Algumas podem ser funções extras, como airfryer, sous vide e grill.

Qual tamanho deve ser a minha Instant Pot?

Esse é o principal ponto de atenção na hora de escolher qual é a sua. Se você mora sozinho, ou tem uma família pequena, uma panela de 3L pode ser o suficiente. Mas se você quer preparar refeições em maior quantidade, seja porque você tem uma família grande ou então, você é como eu, e gosta de congelar tudo, a de 5,7L é ideal.

1. Instant Pot IP Duo 60 7 em 1 - 5,7L

Instant Pot IP Duo 60 7 em 1 - 5,7L

Por que escolhemos esse produto?

Minha favorita! A Instant Pot Duo é o modelo clássico da marca e o mais vendido. Não só substitui 7 aparelhos, mas também acelera o cozimento de 2 a 6 vezes. Dessa forma, economiza até 70% da energia usada nos métodos tradicionais de cozimento. Sua conta de gás agradece!

14 programas inteligentes: sopa, carne/ensopado, feijão/chili, aves, refogar/ferver, iogurte, arroz, multigrãos, papas, vapor, cozimento lento, manter aquecido, manual e cozinhar sob pressão.

Disponível em três tamanhos diferentes: 3L (Duo Mini), 5,7L (Duo 60) e 8L (Duo 80).

Para pegar pressão, a Duo 60 precisa de pelo menos 500 ml de líquido.

Características que podem te ajudar

Potência: 1000W;

Dimensões: 34L x 31W x 31,7H cm;

Peso: 5,4 kg.

Inclusive, se você é vegetariano ou gosta de receitas vegetarianas, recomendo o livro de The Vegan Instant Pot Cookbook, de Nisha Vora. Em seu livro, Nisha compartilha 90 receitas com plantas, extremamente nutritivas. É ótimo para aqueles momentos em que estamos sem inspiração do que fazer.

2. Instant Pot Duo Evo Plus 10 em 1 - 5,7L

Instant Pot Duo Evo Plus 10 em 1 - 5,7L

Por que escolhemos esse produto?

A Instant Pot Duo Evo, é uma evolução da Duo. De maneira simples, eu posso dizer que a Instant Pot Duo Evo Plus é: Instant Pot Duo + melhorias de design + programas sous vide, assar e fermentar.

Uma das grandes mudanças e diferenciais da Instant Pot Duo Evo Plus é a mudança no design. A Instant Pot Duo Evo Plus conta com um grande display LCD. Através dele, você consegue saber tudo sobre o tempo de cozimento, temperatura, pressão e status etc.

Os botões permitem selecionar um programa inteligente para atender às suas necessidades, e o botão central simples permite rolar para encontrar a opção predefinida certa ou personalizar o tempo e a temperatura. O novo display foi uma grande mudança a nível de usabilidade do produto. Eu realmente fiquei impressionada com as melhorias de design que eles fizeram para que o processo seja mais intuitivo!

Para os apressados, a Instant Pot Evo Plus conta com a tecnologia QuickCool, junto com a bandeja QuickCool, que permite a liberação da pressão naturalmente até 50% mais rápido para que você possa começar a comer.

9 programas inteligentes nos botões: panela de pressão, arroz/grãos, vapor, refogar, cozimento lento, sous vide, iogurte e assar.

28 programas no display digital: manual, arroz branco, costela, pasteurizar, carne, risoto, esterilizar, sopa, aveia, aves, fermentar, carne porco, multigrãos, batata, feijão, quinoa, chili, bolo, frutos do mar, pudim, brócolis, ovo, arroz integral, ensopado, cheesecake, caldo, papas.

Disponível em três tamanhos diferentes: 3L , 5,7L e 8L.

Para uma receita de arroz, o modelo 5,7L precisa de pelo menos 375 ml de água para pegar a pressão e, o modelo de 8L, precisa de pelo menos 500 ml.

Características que podem te ajudar

Potência: 1200W;

Dimensões: 33,1lx 32,2wx 32,5h cm;

Peso: 5,9 kg.

3. Ninja Foodi TenderCrisp 7 em 1 OP300EU - 6L

Ninja Foodi TenderCrisp 7 em 1 OP300EU - 6L

Por que escolhemos esse produto?

Se você viu meu post sobre os processadores de alimentos, já sabe que a Ninja está na minha lista de marcas favoritas. Principalmente depois que derrubei a base do meu processador no chão, e ele não quebrou. A panela de pressão elétrica Ninja Foodi não fica atrás. Assim como as primas Instant Pots, ela é completa.

7 funções de cozimento: panela de pressão, air fryer, cozimento lento, vapor, selar/refogar e grill.

O grande diferencial da Ninja Foodi, além do modo air fryer, é a tecnologia TenderCrisp. Você começa com o modo de pressão que deseja, depois pode utilizar o modo crisp para deixar seus alimentos deliciosamente crocantes. É possível escolher entre: air crisp, bake/roast e grill.

Não acredita? Confira o vídeo abaixo que mostra uma receita de frango concrante. A título de curiosidade, com a Ninja Foodi, você pode cozinhar e deixar crocante um frango assado inteiro de 2 kg.

Se você é uma pessoa que faz coisas fritas e crocantes, como legumes e peixes, você realmente deve considerar comprar esse modelo. O tamanho de 6L é perfeito para 4 pessoas.

Características que podem te ajudar

Potência: 1460W;

Dimensões: 43 cm x 36 cm x 32 cm;

Peso: 11 kg.

4. Ninja Foodi MAX Multicooker TenderCrisp 9 em 1 OP500EU - 7,5

Ninja Foodi MAX Multicooker TenderCrisp 9 em 1 OP500EU - 7,5

Por que escolhemos esse produto?

Se você não ficou impressionado o suficiente com a Ninja Foodi OP300EU (o que eu acho pouco provável), então deixa eu te falar agora da Ninja Foodi Max. É uma panela completa, com várias funções de cozimento, é fácil criar refeições caseiras, acompanhamentos, lanches e sobremesas que vão deixar a sua família impressionada.

9 funções de cozimento: panela de pressão, air fryer, cozimento lento, vapor, selar/refogar, grill, iogurte e desidratar.

Isso mesmo, além de contar também com a tecnologia TenderCrisp, com a Ninja Foodi Max, é possível fazer iogurtes caseiro e desidratar alimentos. Você conseguirá fazer lanches gostosos e saudáveis. Frutas, ervas, carne e o que mais você quiser!

O tamanho de 7,5L é perfeito para até 6 pessoas, você pode cozinhar um frango assado inteiro de 3 kg com essa Ninja Foodi.

Características que podem te ajudar

Potência: 1760W;

Dimensões: 35 x 42 x 38 cm;

Peso: 11,3 kg.

5. Crock-pot CSC051X - 5,7L

Crock-pot CSC051X - 5,7L

Por que escolhemos esse produto?

E por último, mas não menos importante, vamos falar da panela elétrica de pressão elétrica Crock-Pot. Ela é muito parecida com a Instant Pot Duo, mas se você tem um orçamento, é provável que você encontre ela com um valor um pouquinho menor.

4 funções de cozimento: panela de pressão, cozimento lento, dourar/saltear e vapor.

11 programas inteligentes: carne/ensopado, legumes, arroz/risoto, iogurte, frango/peru, sobremesa, sopa e opção manual.

Com a Crock-Pot, você consegue preparar um frango em 30 minutos, risoto em 8 e costelas em 15 minutinhos. Ainda pode fazer um iogurte de sobremesa.

Características que podem te ajudar

Potência: 1000W.

Dimensões: 30,8 x 34 x 34,4 cm.

Peso: 5,8 kg.

Instant pot vs Bimby/Thermomix?

Se você mora na Europa é provável que você tenha ouvido falar dos robôs de cozinha Bimby e Thermomix. Quando as pessoas começam a pesquisar sobre panelas elétricas,a Bimby costuma aparecer na pesquisa, mas as propostas são completamente diferentes. Por isso, quero mostrar um pouco a diferença entre elas.

Enquanto que a Instant Pot/Ninja Foodi/etc são panelas de pressão, a Bimby é como se fosse uma panela inteligente com batedeira e um processador de alimentos (mistura, pica, emulsiona, mexe etc), mas que não funciona com pressão.

Embora não seja uma panela de pressão, a Bimby e as panelas de pressão elétricas acabam por ter alguns pontos em comum, porque na Bimby você consegue fazer sopas, risotos, ensopados, preparar peixe, massa de pizza e outra infinidade de coisas. Mas essa maravilha acaba custando bem mais caro, podendo ultrapassar os 1000€.

Então as panelas de pressão elétrica e robôs como a Bimby tem propostas diferentes. O importante é você ter em mente de acordo com as suas necessidades o que você precisa. Para as minhas necessidades de cozinha, eu nunca cogitei comprar uma Bimby porque as panelas de pressão têm tudo que eu preciso.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os 4 melhores aspiradores para carro de 2024
LIMPEZA E ARRUMAÇÃO
Os 4 melhores aspiradores para carro de 2024
Quando você leva o seu pet a um passeio ou quando seus filhos fazem aquela bagunça no banco de trás, os aspiradores portáteis são ideais para se ter no porta-malas do carro.




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.