Como funciona uma panela elétrica de arroz
Elas economizam nosso tempo na preparação de um dos alimentos mais consumidos em todo o mundo. Como elas sabem a hora que o arroz fica pronto?
Fazer um arroz bem feito exige técnica, você concorda? Apesar de ser uma receita simples, as chances de tudo dar errado são muitas. Se colocar muita água, o arroz vai ficar grudado, empapado. Caso coloque pouca água, o arroz vai ficar duro, mal cozido. As vezes ele transborda e suja todo o fogão. Se você se distrai por 10 minutos, ele queima. E então, já era! Vai precisar começar tudo de novo.
As primeiras panelas elétricas de arroz
O desenvolvimento de panelas automáticas para o cozimento do arroz começou no Japão, ainda na Era Taisho (1912-1926). Finalmente, em 1955 começa a ser vendida a primeira panela elétrica de arroz para uso doméstico, fabricada pela Toshiba. Em 1960, surgem as primeiras panelas que mantém o arroz aquecido depois de finalizar o cozimento. Em 1983, surgem as primeiras panelas elétricas de arroz que fazem o uso de fuzzy logic para determinar o tempo de cozimento e garantir que o arroz saia sempre perfeito em qualquer situação. Falaremos mais sobre o que significa fuzzy logic e qual o diferencial dessa tecnologia a seguir.
Como fazer arroz na panela elétrica?
As panelas de arroz elétricas são compostas basicamente de um bowl de aço inox, onde colocamos água e arroz, geralmente na proporção 2:1, ou seja, duas porções de água para uma porção de arroz. Depois, é só ligar a panela e aguardar o tempo necessário. A panela desliga-se automaticamente quando o arroz fica pronto.
Como a panela elétrica de arroz sabe que o arroz está pronto?
Parece mágica, mas não é. As panelas elétricas de arroz têm um sensor de temperatura que é monitorado durante todo o cozimento. No início, a temperatura da água sobe até atingir o seu ponto de ebulição, que é de 100 graus Celsius. Nesta etapa, a água começa a evaporar (além de ser absorvida pelo arroz) e a temperatura permanece constante. Quando a água termina e sobra apenas o arroz na panela, a temperatura, que estava estabilizada em 100 graus, começa a subir novamente. Nesse momento a panela percebe que toda a água já evaporou e que o arroz está pronto.
Panela elétrica de arroz do tipo simples
As panelas elétricas de arroz do tipo simples possuem apenas um bowl, uma tampa e um botão. Você põe o arroz, a água e aperta o único botão disponível. Depois de uns 20 minutos, você ouve um “click”, o botão volta para a posição original e o arroz está pronto. Algumas panelas simples tem também a função keep wam, para manter o arroz aquecido. As panelas simples de arroz possuem algumas vantagens e desvantagens que vamos listar a seguir.
Vantagens:
•Mais baratas (custam entre 20 e 50 Euros)
•Operação simples (um único botão)
Desvantagens:
•O cozimento dos grãos não é uniforme: devido à má distribuição de calor, a parte de baixo fica mais cozida do que a parte de baixo. Podem haver alguns grãos mais duros na parte de cima do arroz.
•A panela não faz ajustes de acordo com o tipo de arroz a ser cozido. A única alteração que pode ser feita é a proporção de água e arroz. Isso dificulta o cozimento de outros tipos de arroz além do tradicional.
•A panela não faz ajustes automáticos para a quantidade de arroz a ser cozido. Isso significa, por exemplo, que ao dobrar a receita, ou reduzi-la pela metade, nem sempre o resultado será perfeito. É preciso uma certa prática para saber exatamente a proporção de água correta para cada quantidade de arroz.
•Parte do arroz quase sempre gruda no fundo da panela e dificulta a lavagem.
Panela elétrica de arroz com fuzzy logic
As panelas mais avançadas de arroz possuem diversos botões de programação, cozinham o arroz sob pressão e utilizam a tecnologia fuzzy logic para tomar decisões e garantir um resultado sempre perfeito. Algumas panelas permitem inclusive selecionar a textura desejada do arroz (mais cozido ou mais firme).
Fuzzy logic (ou lógica difusa) é uma técnica de programação que permite ensinar aos computadores a tomarem decisões para otimizar o processo de acordo com as variáveis medidas. Isso significa que, de acordo com o tipo de arroz e a quantidade a ser preparada, a panela vai decidir a melhor maneira de fazer o cozimento.
Uma panela de arroz básica é capaz de tomar apenas uma única decisão: ligar ou desligar a fonte de calor. Enquanto isso, uma panela elétrica de arroz avançada com fuzzy logic é capaz de fazer ajustes graduais na temperatura e no tempo de cozimento ao longo de todo o processo. Geralmente as panelas de arroz com fuzzy logic dividem o cozimento do arroz em 7 etapas, controlando o tempo e a temperatura de cada etapa, sempre de acordo com o tipo de arroz e a quantidade que está sendo preparada. Algumas panelas também cozinham o arroz sob pressão. Todo esse controle garante um resultado sempre perfeito para qualquer tipo de arroz e em qualquer quantidade.
Vantagens:
•O cozimento do arroz sai sempre perfeito e por igual em todas as partes da panela.
•Ao selecionar o tipo de arroz e a quantidade a ser preparada, a panela vai fazer automaticamente os ajustes necessários para que o resultado seja sempre perfeito.
•Timer de programação para escolher o horário que o arroz deve ficar pronto.
•O arroz geralmente não gruda no fundo da panela, pois a distribuição de calor é uniforme. A limpeza é muito mais fácil.
•Outras funções de cozimento para além do arroz, como: vegetais ao vapor, caldos, cereais, etc.
Desvantagens:
•São mais caras (custam entre 90 e 200 Euros).
As 7 etapas do cozimento do arroz:
Apenas as panelas elétricas de arroz avançadas fazem o controle das 7 etapas a seguir.
•1. Pré-aquecimento: a panela aquece suavemente até os 50 graus centígrados.
•2. Absorção de água: a partir dos 60 graus, o arroz começa a absorver água. Quanto mais tempo dure essa etapa, maior será a qualidade do arroz.
•3. Fase de aquecimento: a panela se aquece até 85 graus.
•4. Fase de ebulição: a panela eleva a temperatura até os 100 graus (ou 120, caso o cozimento seja feito sob pressão). A água começa a ferver e a cozinhar o arroz.
•5. Fase do vapor / nutrientes: a panela reduz gradualmente a temperatura para menos de 90 graus. Com o vapor gerado na fase anterior, o arroz continua a cozinhar enquanto reabsorve os seus nutrientes de volta da água, mantendo-os no grão. Essa etapa faz com que o arroz seja tenha mais sabor, mais aroma e seja mais nutritivo.
•6. Fase de relaxamento: a panela permite que o excesso de água evapore, para que os grãos de arroz fiquem soltos e tenham o nível de humidade correto.
•7. Manutenção do aquecimento: o processo termina e a panela será mantida aquecida a uma temperatura de 65 graus, de modo que o arroz esteja pronto para comer.
Qual panela elétrica de arroz devo comprar?
Depende. Se você raramente faz arroz em casa ou não se importa com um cozimento desigual, as panelas simples vão entregar um resultado satisfatório. Mas se você tem um budget maior ou faz questão que o arroz saia perfeito todos os dias, achamos que a panela de arroz com fuzzy logic é a ideal para você.
Veja nosso post sobre as melhores panelas de arroz.
No vídeo abaixo (em inglês), podemos ver a comparação do arroz feito em uma panela to tipo simples e uma panela de arroz avançada com fuzzy logic.