Cá em Casa logo
Limpeza e arrumação

Os 5 melhores robôs aspiradores de 2024

Um robô aspirador vai te ajudar muito na limpeza da casa. Confira as melhores opções!

10 janeiro 2024
Robô aspirador limpando o chão

Quando você compra pela primeira vez um robô aspirador, o seu sentimento vai ser: por que eu não comprei isso antes? Eu desafio vocês a encontrarem uma única pessoa que comprou um bom robô aspirador e se arrependeu. Nem adianta tentar, porque você não vai encontrar ninguém. Tem algo melhor que ter um ajudante na hora de limpar a casa? Ainda mais se você tem crianças e/ou animais em casa. Definitivamente, ter um aparelho que vai facilitar a sua vida é uma compra obrigatória.

Dito isso, quando eu comecei na minha jornada de escolha de robô aspirador, me deparei com uma quantidade interminável de produtos no mercado. Todos muito parecidos, com praticamente a mesma função e, no meio de tantos, como escolher o melhor para minha necessidade? E eu quero te ajudar com isso hoje.

Na hora de escolher o melhor robô aspirador para si, você precisa ter em mente algumas questões: orçamento, tamanho da casa, necessidade da mopa e outras características. O tipo de mapeamento e a força da sucção são pontos para ficar de olho, tanto o vSLAM e o LiDar (laser), são dois dos mais eficientes do mercado.

Tendemos a pensar que quanto mais tecnologia, melhor, mas eu, por exemplo, embora tenha um robô aspirador com mopa, nunca a utilizei, porque para o chão da minha casa, não vejo necessidade.

O que faz um robô aspirador?

É literalmente o que o nome diz. É um aparelho inteligente que será responsável por aspirar a sua casa. …...

Se você é como eu e quer facilitar ao máximo a limpeza, um robô aspirador e um aspirador vertical são seus melhores amigos. Pode confiar!

1. Xiaomi Roborock Xiaomi S5 Max

Xiaomi Roborock Xiaomi S5 Max

Por que escolhemos esse produto?

O robô aspirador Xiaomi S5 Max é espetacular. É meu favorito da lista tendo em conta qualidade e preço. Na primeira viagem, por meio de um algoritmo extremamente inteligente, o mapeamento com laser cria uma planta baixa precisa da sua casa (você pode nomear os cómodos na aplicação). Isso permite que você agende a limpeza em determinado cómodo, ou em vários cómodos rapidamente. Ele não só mapeia, como percebe os obstáculos e navega de forma a calcular a rota mais eficiente.

Como o Xiaomi consegue realizar um mapeamento multinível, é ótimo se você mora em um sítio com mais de um andar. Também é possível integrá-lo com dispositivos Amazon para comandar a limpeza a partir da Alexa.

Na minha opinião, o S5 Max tem os seguintes diferenciais: tanque de água elétronico inteligente, escolha do cómodo para limpeza, zonas sem mop e a escolha da intensidade de sucção.

Se você pretende usar a mopa do seu robô, o Xiaomi tem um reservatório de água considerável em tamanho, 290 ml, e além disso, pela aplicação é possível definir a quantidade de água que você deseja que ele utilize. O reservatório é suficiente para limpar uma área de 200m2.

Para além de poder criar paredes virtuais ou indicar sítios proibidos que ele não deve limpar. Se ele estiver com bateria baixa, o S5 Max irá carregar automaticamente, o suficiente para terminar a zona que restou.

Como ninguém quer molhar o tapete, você pode com o recurso de no-mop zones escolher locais em que você não quer que o S5 limpe com a mopa.

Outro recurso incrível é a possibilidade de escolher a potência de sucção de acordo com o cómodo que o robô irá aspirar. O que é especialmente interessante para casas com diferentes tipos de chão, ou mesmo cómodos que tendem a ficar mais sujos que outros. O S5 Max tem um ventilador girando até 15.000 rpm. Como quase ninguém sabe o que isso quer dizer, o importante é você saber que a sua força de sucção é forte o suficiente para levantar baterias de tamanho AA.

Escolha ideal para animais de estimação

Características que podem te ajudar

Mapeamento: LiDar (laser);

Mopa: sim;

Agendamento de limpeza: sim;

Controlo da intensidade da sucção: sim;

Compatível com Alexa: sim;

Ruído: 65 dB

Tempo de operação: até 3 horas (esse tempo pode variar de acordo com o ambiente);

Força da sucção: 2000 Pa;

Altura obstáculos: 3 cm;

Reservatório de lixo aspirado: 460 ml

Reservatório de água: 280 ml

Tamanho: 35 x 35 x 9,65 cm

Peso: 3,5 kg

2. iRobot Roomba i7+ com descarga automática

iRobot Roomba i7+ com descarga automática

Por que escolhemos esse produto?

Se você entende alguma coisa de robôs aspiradores, quando você pensa em um, certamente iRobot é o primeiro nome que lhe vem à cabeça. Como esta é a lista de melhores, não seria possível uma lista de melhores sem mencionar o iRobot Roomba i7+. O Roomba i7+ está para os robôs aspiradores, assim como a Ferrari está para os carros. Esta é a melhor metáfora.

É incrível ter um robô aspirador que limpa a sua casa, mas já imaginou um robô aspirador que limpa mas também esvazia o lixo? Essa é uma das coisas que o i7+ é capaz de fazer por você. Realmente leva a comodidade a um outro nível com o recurso de esvaziamento automático Clean Base.

O esvaziamento faz um bocado de barulho, mas pode acreditar que vale a pena. Uma vez que a doca é equipada com um saco com capacidade de 30l, e a depender do tamanho da sua casa, pode levar meses até que você precise trocar o saco. É incrível como eles pensaram em tudo de forma a minimizar o nosso trabalho, porque quando o saco está cheio, a luz da doca fica vermelha, indicando que é hora de trocar o lixo. Os sacos de limpeza são vendidos em pacotes de 3, custam por volta de x euros.

O i7+ é equipado com 60 sensores e uma câmara, o perfeito mapeamento da sua casa. Você escolhe qual cómodo limpar, cria paredes virtuais, agenda limpezas, entre outros recursos. Vale lembrar que como ela opera com uma câmara (você não precisa se preocupar com sua privacidade), é preciso um pouco de luz para que os sensores funcionem.

A aplicação do Roomba tem vários detalhes que foram bem pensados que agregam muito valor ao produto. Para além da aplicação que é super intuitiva, ele irá aprender seus hábitos de limpeza para sugestões de acordo com a sua necessidade. Como quando a altura das alergias chegar, ele irá aumentar a frequência da limpeza. Ele é realmente extremamente inteligente!

Ele é equipado com duas escovas duplas emborrachadas, enquanto uma solta a sujeira, a outra remove. Por isso, o Roomba i7+ é perfeito para todas as casas, mas eu acho que ele é realmente um diferencial para casas grandes ou com mais de um andar (ele consegue guardar até 10 plantas) e também pessoas com muitos animais de estimação. Se você quiser mover o seu Roomba de um cômodo para o outro, há uma pega que facilitará o transporte.

Para não dizer que tudo é perfeito, o i7+ não tem a função mopa. Como eu não tenho o costume de usar mopa em casa, não é algo que me faz falta. Entretanto, o iRobot tem a Mopa Robô iRobot Braava 290T que faz imenso sucesso.

Toda essa tecnologia é refletida no valor do Roomba i7+, tornando-o quase um artigo de luxo. Então, caso você tenha esse dinheiro para investir em um aspirador, ele é recomendadíssimo.

Características que podem te ajudar

Mapeamento: vSLAM;

Sensores anti queda: sim;

Mopa: não;

Agendamento de limpeza: sim;

Controlo da intensidade da sucção: sim;

Compatível com Alexa e Google Home: sim;

Ruído: 65-70 dB

Tempo de operação: 1h15 (esse tempo pode variar de acordo com o ambiente);

Força da sucção: 1800 Pa;

Altura obstáculos: 1,6 cm;

Reservatório de lixo aspirado:400 ml;

Reservatório de água: N/A

Tamanho: 34 x 34 x 9,2 cm;

Peso: 3,4 kg.

3. Ikohs Netbot S15 2.0

Ikohs Netbot S15 2.0

Por que escolhemos esse produto?

O robô Ikohs Netbok definitivamente tem um lugar no meu coração, foi o meu primeiro robô aspirador. Se você tem um orçamento, definitivamente, ele é o melhor robô que você pode comprar e pagando o menor valor possível. Por um baixo investimento, o S15 2.0 não tem muita tecnologia, mas cumpre muito bem a função.

Principais coisas que você pode fazer com o Nebot S15: escolher a força da sucção entre dois modos (normal e strong), usar a função mopa, agendamento de limpeza, controlar em tempo real onde está a limpar e controlar ele como se fosse um joystick (para que você limpe um foco específico). Vale lembrar, não é possível selecionar uma zona específica da casa para a limpeza.

Ele não é muito bom desviador de objetos, então antes de começar a limpeza, é importante tirar algumas coisas pequenas do caminho dele, como fios de celular e sapatos. Você vai se surpreender com a capacidade dele de subir nos tapetes e limpá-los, é praticamente um 4x4.

O controle das zonas proibidas no caso do Ikohs Nebot S15 2.0 é feito por meio de uma faixa magnética que deve ser colocada no local que você não quer que ele passe.

Uma coisa bastante divertida dos robôs aspiradores da Ikohs é que, se você está cansado das cores tradicionais, é possível personalizar a parte de cima através de um vinil removível, ou já comprar com o padrão que você deseja.

Características que podem te ajudar

Mapeamento: tecnologia giroscópica (como uma bússola eletrónica);

Sensores anti queda: sim;

Mopa: sim;

Agendamento de limpeza: sim;

Controlo da intensidade da sucção: sim;

Compatível com Alexa e Google Home: sim;

Ruído: 62 dB;

Tempo de operação: 120 min (esse tempo pode variar de acordo com o ambiente);

Força da sucção: 1500 Pa;

Altura obstáculos: 2 cm;

Reservatório de lixo aspirado: 600 ml;

Reservatório de água: 400ml

Tamanho: 33 x 33 x 7,5 cm;

Peso: 3 kg.

4. Mi Robot Xiaomi Vacuum Cleaner Mop Pro

Mi Robot Xiaomi Vacuum Cleaner Mop Pro

Por que escolhemos esse produto?

Eu gosto muito dos produtos da Xiaomi porque eles conseguem garantir qualidade a um preço mais acessível. Se você tem um pouquinho mais de folga no orçamento, o Vacuum Cleaner Mop Pro é uma das melhores opções abaixo de 300€.

Possui 4 modos de sucção: silencioso, padrão, média ou turbo. E 3 modos de limpeza: aspirar e esfregar, apenas aspirar, e apenas esfregar (o ideal para esse modo é comprar o compartimento para água, mas também é possível remover o filtro HEPA do reservatório 2 em 1 para utilizar só nessa função). Também é possível escolher o nível da água, entre baixa, média ou alta.

Quando a bateria está baixa, ele vai até a doca para recarregar e retoma automaticamente a limpeza. Também é possível criar paredes virtuais e áreas que o robô não deve limpar através da aplicação. O Roomba ainda vem com uma “barreira de modo duplo Virtual Wall”, um dispositivo que você pode colocar para criar uma barreira invisível para o robô, que pode ser linear ou circular.

Assim como os outros, você tem controlo completo através da aplicação, como agendamento dos dias e cómodos que deseja aspirar e conferir em tempo real o que o robô está a limpar. A autonomia da bateria de 110 minutos é suficiente para limpar até 180 m2.

Se sua casa tem mais de um piso, pode não ser a melhor opção, pois ele terá de refazer o mapeamento (ou o utilizar o backup), o que acaba por não ser muito prático.

Só a função da água não me convenceu muito. Cumpre bem o trabalho, mas uma mancha muito marcada talvez precise de uma ajuda extra. Vale lembrar que, assim como os outros robôs, a marca não recomenda a utilização de detergente no tanque de água, pois pode ser corrosivo.

Ele não é muito bom desviador de objetos, então você precisa tirar algumas coisas do caminho dele para garantir que a limpeza vai correr sem problemas, e você não vai encontrar ele depois preso em um brinquedo no chão, por exemplo.

Xiaomi Vacuum Cleaner Mop Pro x Xiaomi Vacuum Cleaner Mop

A Xiaomi tem uma versão Vacuum Cleaner Mop, sem o Pro, que é bem parecido com o que eu escolhi. O motivo de eu ter escolhido a versão Pro, é por causa do mapeamento dos cómodos com laser, que eu acredito ser mais eficiente.

Características que podem te ajudar

Mapeamento: LiDar (laser);

Sensores anti queda: sim;

Mopa: sim;

Agendamento de limpeza: sim;

Controlo da intensidade da sucção: sim;

Compatível com Alexa: sim;

Ruído: 68-76 dB;

Tempo de operação: 1h50 (esse tempo pode variar de acordo com o ambiente);

Força da sucção: 2100Pa;

Altura obstáculos: 2 cm;

Reservatório de lixo aspirado: 300 ml (não avisa quando o reservatório está cheio);

Reservatório de água: 200 ml (precisa adquirir separadamente);

Tamanho: 35 x 35 x 9,5 cm

Peso: 3,5 kg.

5. iRobot Roomba e5 154

iRobot Roomba e5 154

Por que escolhemos esse produto?

Se você não sabe, a iRobot é uma empresa fundada por três membros do laboratório de inteligência artificial do MIT e que está no mercado há 30 anos. Então não é de se admirar porque o iRobot é sinônimo de tecnologia de alta qualidade. Eu gosto de pensar que o Roomba e5 é uma versão bem mais acessível do Roomba i7+, sem algumas funcionalidades.

Acho que as principais diferenças em relação ao i7+ são: a força menor de sucção, não conta com o recurso de esvaziamento automático Clean Base, não é possível programar a limpeza por cômodos e não é compatível com a mopa do iRobot. Todo o resto é extremamente parecido com o Roomba i7+.

O Roomba e5 conta com dois modos de limpeza: automático (randômico) e spot (localizado). Mesmo com um poder de sucção menor que o i7+, o poder de limpeza do Roomba e5 é espetacular. A forma tripla de limpeza através das escovas duplas, realmente garante uma limpeza eficiente de coisas finas como areia depois de um dia de praia ou coisas maiores.

Características que podem te ajudar

Mapeamento:;

Sensores anti queda: sim;

Mopa: não;

Agendamento de limpeza:;

Controlo da intensidade da sucção: sim;

Compatível com Alexa e Google Home: sim;

Ruído: 65 db;

Tempo de operação: 90 minutos (esse tempo pode variar de acordo com o ambiente);

Força da sucção: 1700 Pa;

Altura obstáculos: 1,8 cm;

Reservatório de lixo aspirado: 500 ml;

Reservatório de água: N/A ;

Tamanho: 33 x 33 x 9,4 cm;

Peso: 3,3 kg.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os melhores iphones para comprar em 2024
ELETRÓNICOS
Os melhores iphones para comprar em 2024
Todos os anos, a Apple lança novos modelos de iPhone com novas funcionalidades e melhorias. Se estás à procura de decidir qual o melhor iPhone para comprar, confira a nossa lista.




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.