Cá em Casa logo
Climatização

Como escolher um aquecedor elétrico?

O inverno chegou e a vossa casa parece um frigorífico? Quer um aquecedor elétrico, mas não sabe qual a melhor opção para si? Veja nosso guia sobre como escolher o melhor aquecedor para a vos

09 janeiro 2024
Aquecedor elétrico

Com imensas opções de aquecedores no mercado, é normal ficar confuso sobre qual é o tipo de aquecedor ideal para a sua casa. Para facilitar o processo de escolha, elaboramos este guia que irá ajudar imenso a escolher o melhor aquecedor para passar um inverno confortável.

Tipos de aquecedores elétricos

Aquecedores infravermelhos (ou halógenos)

Também conhecidos como aquecedores halógenos, têm como principal característica a distribuição do calor gerado através da radiação de ondas infravermelhas. Isso lhes permitir direcionar o calor a pontos ou objetos específicos, pois as ondas infravermelhas atravessam o ar sem perder energia e “liberam” o calor apenas quando encontram um objeto (ou alguém) em seu caminho.

Vantagens

O calor é direcionado para um ponto ou objeto específico.

Ideais para a utilização em áreas externas ou abertas (ver indicação do fabricante), onde não seria possível aquecer o ambiente inteiro, como jardins e varandas.

Desvantagens

Não são a melhor opção para aquecer uma divisão inteira.

A superfície do equipamento fica muito quente.

O calor é muito intenso na região próxima ao equipamento.

Podem ressecar a pele ou até causar queimaduras (como as de sol) em caso de exposição prolongada aos raios do aquecedor.

Termoventiladores

Os termoventiladores são aquecedores elétricos que possuem um sistema de ventilação para distribuir o calor pelo ambiente. O elemento resistivo (por onde a corrente elétrica passa), pode estar inserido dentro de uma placa cerâmica, tornando-os mais seguros e reduzindo a possibilidade de cheiros resultantes do aquecimento. Neste caso, são chamados de termoventiladores cerâmicos.

Em geral, os termoventiladores possuem potência entre 1000W e 2000W, sendo ideais para uma divisão pequena ou para um uso localizado e pontual. Salvo quando indicado expressamente pelo fabricante, não devem ser utilizados nas casas de banho.

Vantagens

Baixo custo

Distribuição rápida do calor

Ideais para aquecimento rápido e pontual

Modelos que são fixados no alto da parede são ideais para casa de banho

Portáteis

Desvantagens

Ruído elevado

Pode haver cheiro a queimado nas primeiras utilizações

Não são a melhor opção para a utilização por longos períodos

Dificuldade de ajuste da temperatura desejada

Convectores

Os convectores são aquecedores elétricos que distribuem o calor unicamente através da convecção. A convecção é o movimento do ar devido a diferença na densidade em suas camadas. Funciona pois o ar quente é mais leve e sobe, deslocando o ar frio para baixo, para que possa ser aquecido. Os elementos de aquecimento podem estar inseridos dentro de placas cerâmicas, tornando-os mais seguros e reduzindo a possibilidade de cheiros resultantes do aquecimento. Neste caso, são chamados de convectores cerâmicos.

Em geral, os convectores possuem potência entre 1000 e 2500W e servem para aquecer uma divisão média. Como não possuem ventilação, o calor demora mais a ser distribuído pelo ambiente, mas, em compensação, são totalmente silenciosos.

Vantagens

Silenciosos

Podem ser utilizados por longos períodos

Desvantagens

Levam mais tempo para distribuir o calor

Tendem a direcionar o calor gerado apenas para cima.

Aquecedores a óleo

Esse tipo de aquecedor tem os seus elementos de aquecimento inseridos em um óleo especial, que ao ser aquecido, propaga o calor para a estrutura de metal que envolve o equipamento e tem a função de distribuir o calor em todas as direções. Todo esse processo acontece internamente e não há qualquer risco de vazamento ou de queima do óleo. Inclusive, esse é o tipo de aquecedor mais seguro, pois graças ao óleo, o calor é distribuído igualmente ao longo da superfície do equipamento.

Como o calor é distribuído em todas as direções (diferente dos convectores, onde o calor tende a subir), esse é o tipo de aquecedor mais confortável para se ter ligado no quarto durante a noite. São absolutamente silenciosos; ouve-se apenas o “click” do termostato quando atingem a temperatura.

A única desvantagem é que os aquecedores a óleo levam de 10 a 15 minutos para começar a distribuir o calor, pois o óleo interno precisa ser aquecido. Esse calor inicial não é perdido e será liberado para o ambiente assim que o equipamento for desligado e o óleo começar a esfriar. Ou seja, perde-se algum calor no início, mas ganha-se no final, já com o equipamento desligado.

Em geral, os aquecedores a óleo possuem potência entre 1500 e 2500W e server para aquecer uma divisão média.

Vantagens

Totalmente silenciosos

Distribuem o calor igualmente em todas as direções

Ideais para a utilização em longos períodos

Ideais para a utilização durante a noite

Desvantagens

Levam entre 10 e 15 minutos até aquecerem por completo

Aquecedores para a casa de banho

Qualquer aquecedor só deve ser utilizado na casa de banho caso seja indicado expressamente pelo fabricante para este tipo de utilização. Como a casa de banho é um ambiente naturalmente molhado e húmido, os equipamentos devem ter sido aprovados na norma IP21, que trata sobre o isolamento elétrico de equipamentos em ambientes onde há risco de contacto com água.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Graudeprote%C3%A7%C3%A3oIP

Sobre a indicação de área do ambiente em m²

A maioria dos fabricantes costuma indicar a área recomendada para cada aquecedor. Saiba que este valor deve servir apenas como referência, pois existem muitas variáveis que influenciam nesse resultado, que o fabricante não tem como prever. Por exemplo: existem casas com ótimo isolamento térmico e casas com péssimo isolamento térmico. Em alguns casos a porta do ambiente será constantemente aberta e haverá grande circulação de pessoas, e noutros casos não. A altura do teto também pode ser diferente, etc. Tudo isso influencia na área máxima que o aquecedor será capaz de aquecer. Uma estimativa rápida que se pode fazer, é: 100 watts para cada m², ou de acordo com a tabela abaixo.

Se a sua casa faz muito frio, compre um aquecedor recomendado para uma área maior:

Escolhendo o aquecedor de acordo com a potência e a área do ambiente

Nesse post falamos sobre as características de cada tipo de aquecedor. Para saber mais sobre o consumo de energia de cada equipamento, veja nosso post sobre qual aquecedor elétrico gasta menos energia].

Veja o nosso post sobre os melhores aquecedores elétricos].

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os 5 melhores ratos gaming de 2024
ELETRÓNICOS
Os 5 melhores ratos gaming de 2024
Em busca de um mouse gaming para comprar em 2024? Veja a nossa seleção com as melhores opções do mercado e quais aspectos considerar na hora da compra.




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.