Cá em Casa logo
Limpeza e arrumação

Como escolher o melhor aspirador

O aspirador é o seu melhor aliado contra ao pó de casa. Modelos verticais, portáteis, sem fio, com filtro HEPA, saiba como escolher.

01 janeiro 2024
Aspirador a limpar o tapete com papéis coloridos

Você sabia que os primeiros aspiradores inventados pesavam mais de 2 toneladas e era necessário agendar o serviço para que uma empresa fosse até o local fazer a limpeza? Pois era assim que as pessoas na Inglaterra faziam no início do século XX.

Carro de uma empresa de aspiração na Inglaterra no início do séc. XX
Carro de uma empresa de aspiração na Inglaterra no início do séc. XX.

Já imaginou se ainda fosse necessário ter todo esse trabalho para aspirar a sala de casa? Acho que a maioria das pessoas optaria em fazer uma aspiração anual, ou bienal! Ainda bem que hoje existem inúmeras opções de aspiradores que facilitam essa tarefa tão necessária. Entretanto, as opções são tantas, que pode ser difícil escolher. Nesse post, vamos te ajudar a perceber quais as características mais importantes que devem ser observadas para escolher o aspirador ideal.

Para perceber melhor quais as opções disponíveis, é possível dividir os modelos de aspirador em três tipos: verticais, portáteis, horizontais, e aspiradores de líquido. A seguir, vamos detalhar cada tipo e ver quais são as vantagens e desvantagens de cada um.

Aspiradores verticais

Por sua enorme praticidade, os aspiradores verticais são os mais procurados hoje em dia e atendem perfeitamente às necessidades da maioria das pessoas. Se você procura um aspirador para limpar a sua casa no dia a dia, esse provavelmente é o modelo certo para você.

Foto de um aspirador vertical
Exemplo de aspirador de modelo vertical

Eles são considerados a evolução dos modelos tradicionais, pois unem em um só elemento o motor e o tubo de sucção, deixando a tarefa muito mais prática, para além de facilitarem muito o armazenamento. Para tornar a tarefa ainda mais agradável, quase todos os modelos são operados sem fios, de modo a oferecer total liberdade de movimento durante a limpeza.

Existem também aspiradores verticais com fios, entretanto, eles são recomendados apenas se você precisa efetuar limpezas muito longas (acima de 30 minutos). Se esse não for o seu caso, um aspirador vertical sem fios é, sem dúvidas, a melhor opção.

Vantagens

Praticidade: podem ser levados para qualquer lugar. São sem fios (a maioria dos modelos) e não é necessário arrastar a base ou preocupar-se com o alcance do fio, como acontece com os modelos tradicionais (horizontais).

Fáceis de guardar: como o motor e o tubo de sucção são montados em uma estrutura única, o aspirador vertical ocupa muito menos espaço e pode ser guardado em qualquer lugar com altura suficiente.

Aspirador vertical e portátil 2 em 1: alguns modelos permitem separar o aspirador e transformá-lo em um aspirador portátil em segundos. Porém, em geral, os modelos 2 em 1 são menos potentes e têm menos autonomia de uso.

Desvantagens

Não recomendado para limpezas de longa duração: se a sua rotina de aspiração leva muito mais do que 30-60 minutos, talvez seja melhor optar por um equipamento com fios.

Baixa autonomia de uso em limpezas pesadas: a autonomia de uso dos aspiradores sem fio depende da potência que está a ser utilizada. Em geral, os equipamentos possuem 3 potências distintas. O uso na potência média permite uma autonomia de 30 a 40 minutos, porém, caso seja necessário fazer uma limpeza pesada com a potência máxima, essa autonomia pode ser reduzia para 10 ou 15 minutos.

Difícil aspirar debaixo dos móveis: apesar de serem bem compactos, os aspiradores verticais não conseguem limpar totalmente debaixo dos móveis como sofás ou camas. Para facilitar essa tarefa, podem ser utilizados aspiradores verticais flexíveis, ou os aspiradores horizontais, como veremos nos tópicos seguintes.

Aspiradores verticais flexíveis (ou articulados)

Esses modelos são uma novidade no mercado. São aspiradores verticais equipados com um tubo articulado flexível de modo a facilitar o acesso debaixo dos móveis, como sofás e camas.

Foto de um aspirador vertical flexível (com tubo articulado)
Exemplo de aspirador de modelo vertical flexível (articulado)

Esse tipo de aspirador elimina a principal desvantagem dos aspiradores verticais, que é a dificuldade de limpeza da parte de baixo dos móveis. As demais vantagens e desvantagens são as mesmas dos aspiradores verticais que listamos no tópico anterior.

Aspiradores cilíndricos

Os aspiradores cilíndricos são os modelos tradicionais de aspirador, aqueles que os nossos pais e avós já usavam há muito tempo. Apesar de não serem tão práticos quanto os verticais, eles ainda são a melhor opção em algumas situações.

Foto de um aspirador cilíndrico
Exemplo de aspirador cilíndrico

A principal características dos aspiradores horizontais é a separação da a base (onde está localizado o motor) e o tubo de sucção. A base é ligada à energia e para fazer a limpeza, é necessário movimentar apenas o tubo de sucção. A base com o motor tem rodas para facilitar o movimento.

Esse tipo de aspirador é indicado para quem precisa fazer limpezas pesadas e de longa duração, pois, em geral, os reservatórios são maiores e os motores são mais potentes. Como são ligados diretamente à energia (possuem fios), não há preocupação com a autonomia de uso. Para além disso, como o seu tubo de sucção é mais fino (quando comparados com os verticais), conseguem fazer a limpeza embaixo dos móveis com muito mais eficiência.

Vantagens

Indicados para limpezas pesadas e longas (acima de 30 minutos).

Facilitam a limpeza embaixo dos móveis.

Maiores potências e poder de sucção.

Grandes reservatórios.

Desvantagens

Difíceis de movimentar e guardar: por serem mais volumosos, ocupam muito mais espaço que os aspiradores verticais.

Com fios: pode ser necessário mudar a tomada de lugar para limpar mais de um ambiente da casa.

Aspiradores portáteis

Os aspiradores portáteis são a melhor opção para limpezas ultrarrápidas ou em lugares difíceis de alcançar com os modelos tradicionais. Também são ideais para limpezas rápidas no carro.

Foto de um aspirador portátil
Exemplo de aspirador portátil

Eles são os modelos mais práticos para pequenas e rápidas limpezas. Recomendamos que toda casa (e todo carro) tenha um aspirador portátil sempre à mão. Super indicado para quem tem filhos: miúdos estão sempre a fazer alguma bagunça e, após as brincadeiras, é sempre bom dar uma aspirada rápida no chão ou no sofá. É o jeito mais fácil de manter a casa limpa e arrumada ao longo da semana.

Vantagens

Baixo custo.

Compactos: podem ser guardados em praticamente qualquer lugar e estão sempre prontos para entrar em ação.

Perfeitos para limpezas ultrarrápidas em casa.

Ideais para ter no porta-malas do carro.

Desvantagens

Não são recomendados para limpezas pesadas: esses equipamentos tem uma potência reduzida e são indicados para limpezas leves e rápidas.

Baixa autonomia de uso: esses equipamentos não são feitos para limpezas longas.

Aspiradores de líquidos

Esses aspiradores são também conhecidos como aspiradores de sólidos e líquidos, pois são capazes de trabalhar com os dois tipos de resíduos. Em algumas situações, é essencial que o aspirador possua essa característica.

Foto de um aspirador de líquidos
Exemplo de aspirador de sólidos e líquidos

Como os líquidos são muito mais pesados que o pó, em geral, esses equipamentos sãos mais potentes, pesados e robustos. São quase sempre aspiradores do tipo horizontal (com a base do motor separada do tubo de sucção), porém, também existem alguns aspiradores portáteis capazes de aspirar pequenas quantidades de líquido.

Esses equipamentos são ideais para auxiliar nas limpezas pesadas com o uso de água, como por exemplo numa garagem, varanda ou casa de banho. Após a lavagem do ambiente, será possível recolher toda a água utilizada e secar o chão rapidamente com o uso de um aspirador de líquidos.

Vantagens

Aspiram sólidos e líquidos.

Desvantagens

Não são indicados para a limpeza do dia a dia: o ideal é comprar um equipamento desse tipo somente quando há a real necessidade de trabalhar com a aspiração de líquidos.

Alto ruído: por terem maior potência, em geral, esses equipamentos produzem um alto ruído durante o funcionamento.

Outras características dos aspiradores

Além de saber qual o melhor tipo de aspirador para você, também é importante observar outras características importantes, que podem ajudar a decidir por um ou outro modelo.

Aspiradores sem saco

Alguns modelos possuem um saco dentro do reservatório para capturar os resíduos. Em geral, os sacos são feitos de tecido poroso e são laváveis. Existem também sacos de papel descartáveis.

Foto de saco de nylon e papel para aspirador
Os sacos podem ser de tecido (nylon) ou de papel

O processo de esvaziamento ou lavagem dos sacos é um pouco desagradável, por isso, recomendamos que opte por um aspirador sem saco.

Ilustração da tecnologia ciclónica de separação de resíduos
Tecnologia ciclónica faz a separação dos resíduos em aspiradores sem saco

Os modelos mais modernos utilizam uma técnica de separação dos resíduos através do direcionamento interno do fluxo de ar e são chamados de aspiradores ciclônicos. O ar é direcionado em círculos como num ciclone, gerando uma zona de baixa pressão que captura os resíduos mais grossos.

Um aspirador sem saco não quer dizer um aspirador sem filtros. Para a filtragem de partículas finas, sempre é necessário o uso de filtros do tipo espuma e ou filtros do tipo HEPA.

Aspirador com filtro HEPA

Para garantir a filtragem das partículas mais finas capturadas, o aspirador deve ser equipado com um filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air).

Foto de um filtro HEPA
Filtro HEPA. Responsável pela remoção das partículas ultrafinas.

Esse filtro é feito de um material poroso ultrafino capaz de filtrar partículas de pó, pólen, esporos de fungos e mofos com um tamanho mínimo de 0,3 µm (micrometros). Para se ter uma ideia, a largura de um fio de cabelo humano é de 100 µm.

Como o aspirador agita o ar do ambiente, é recomendável escolher um modelo com filtro HEPA, pois caso contrário, muitas partículas finas ficarão em suspensão no ar durante e após a limpeza, o que pode agravar quadros alérgicos em algumas pessoas. Hoje em dia, o filtro HEPA está presente em praticamente todos os modelos de aspiradores disponíveis, mas não custa conferir.

Aspirador sem fios

Sempre que possível, prefira um aspirador sem fios (modelos verticais). A praticidade de poder deslocar-se pela casa livremente durante a limpeza é incrível.

Tipo de bateria e autonomia

Para os aspiradores sem fios, é necessário observar a autonomia de uso com a bateria. Um bom aspirador deve oferecer uma autonomia de no mínimo 30 minutos de uso na potência média. Muitos aspiradores são capazes de trabalhar em 3 potências diferentes (controladas pela posição do botão de ligar/desligar) e é normal que a autonomia seja maior quando o equipamento é utilizado na potência mínima, e seja menor quando utilizado na potência máxima.

Nível de ruído

O nível de ruído é medido em decibéis (dB) e para um aspirador esse valor deve estar entre 50 e 85 dB. Para facilitar, podemos fazer a seguinte classificação:

Abaixo de 65 dB: silencioso

Entre 65 e 75 dB: ruído normal

Acima de 75 dB: ruído alto

Lembre-se que só faz sentido comparar o nível de ruído entre modelos com potência semelhante, pois é esperado que um aspirador com maior potência produza mais ruído do que um com menor potência. Além disso, quando um equipamento é ligado em sua potência máxima, faz mais ruído do que quando ligado em sua potência mínima.

Qual a potência ideal para o aspirador?

Infelizmente ainda não existe um padrão na indústria para informar a potência de um aspirador, e isso causa uma grande confusão na hora de comparar a potência entre os modelos. Existem alguns parâmetros associados à potência de sucção de um aspirador e cada fabricante ou vendedor escolhe qual dos parâmetros quer divulgar. As medidas mais comuns:

Potência elétrica (watts ou W): é a medida mais comum. Ela refere-se à potência do motor elétrico que faz o aspirador funcionar. Em geral, quanto maior for a potência, maior será o poder de sucção, desde que os motores tenham eficiência semelhante.

Potência em Air Watts (AW): essa medida é a medida mais adequada do poder de sucção de um aspirador. Em vez de medir a potência do motor elétrico, verifica-se em testes de laboratório a pressão de sucção e o fluxo total de ar que o equipamento é capaz de aspirar. O ideal era que todos fabricantes utilizassem essa medida, porém ainda é pouco utilizada.

Pressão de sucção (kPA ou PA): essa medida não é a mais adequada, pois ela não é uma potência. Refere-se apenas à pressão de sucção, ou pressão do vácuo gerado pelo aspirador. Um aspirador pode ter uma elevada pressão de sucção, mas um fluxo de ar baixo.

Tensão da bateria (volts ou V): muitos vendedores confundem essa medida com potência, mas na realidade ela é apenas a tensão (ou voltagem) da bateria. É normal que os equipamentos de maior potência (em W) trabalhem com tensões maiores (20 a 25V), e os equipamentos menos potentes, com tensões menores (15 a 18V). Entretanto, se estiver em dúvida entre dois aspiradores com a mesma potência (em W), escolha o que tiver maior tensão, pois será um equipamento mais eficiente e com menos perdas de energia.

Agora que já aprendeu como escolher o aspirador ideal, veja o nosso post sobre os melhores aspiradores verticais e os melhores aspiradores horizontais.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os 4 melhores aspiradores para carro de 2024
LIMPEZA E ARRUMAÇÃO
Os 4 melhores aspiradores para carro de 2024
Quando você leva o seu pet a um passeio ou quando seus filhos fazem aquela bagunça no banco de trás, os aspiradores portáteis são ideais para se ter no porta-malas do carro.




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.