Cá em Casa logo
Eletrónicos

Os 5 melhores ratos ergonómicos de 2024

Se você precisa de um rato para trabalho, é fundamental que você escolha um rato ergonómico. Confira a nossa seleção!

06 janeiro 2024
Foto de uma mesa de trabalho com teclado e rato

A pandemia virou o mundo de ponta a cabeça e com o trabalho remoto, muitas pessoas passaram a olhar com maior carinho para a própria casa e para os instrumentos de trabalho. Quando as pessoas fazem compras relacionadas a trabalho, como computadores, teclados, a maioria delas normalmente não dá muita atenção aos ratos, a não ser quando alguma coisa acontece, como a famosa tendinite. Como uma pessoa que usa o computador pelo menos 10 horas por dia e que já sofreu muito com tendinites, eu posso te garantir que ter um rato de qualidade é tão necessário quanto ter um portátil bom.

A primeira coisa que você deve ter em mente, é quais são suas necessidades. Se você está em busca de um rato para trabalho ou um rato para gaming, serão ratos diferentes. Hoje nós vamos falar dos melhores ratos ergonómicos, principalmente para trabalho.

Resolução do sensor do rato

Os ratos possuem uma medida de resolução do sensor que é medida em DPI, do inglês, dots per inch ou pontos por polegada, em português. Quanto maior o DPI, mais sensível será o rato. Na prática, isso quer dizer que se você tem um rato com o DPI alto, você move ele um pouquinho na tela, mas ele percorre uma distância maior.

Por exemplo, um rato que tem 4000 DPI, se você mover o cursor uma polegada (2,54 cm), o ponteiro do rato moverá 4000 pixels. Ou seja, quanto maior a resolução do sensor, menor o movimento que você fará com a mão.

Nem todo mundo precisa de um rato com uma resolução muito alta. Se você joga videojogos, certamente vai se beneficiar. Mas se você tem algum trabalho que é preciso precisão, como designers gráficos, um rato com sensor alto pode não ser o ideal.

Vale lembrar que, ainda que você tenha um rato com resolução alta, é possível diminuir a sensibilidade do seu rato pelo seu computador.

Tecnologia do sensor: óptico vs. laser

Lembra da época em que os mouses utilizavam uma bolinha, que de vez em quando a gente precisava limpar? Hoje, a maioria dos ratos que você encontra no mercado utiliza sensor óptico, que utiliza fotodiodos, ou laser, que utiliza laser infravermelho.

Ratos ópticos: mais baratos, usam tecnologia LED, resolução até 3000 DPI e funcionam melhor em superfícies como mousepads e em superfícies não-brilhosas.

Ratos laser: mais caros, usam fotodiodos, resolução até 6000 DPI e podem funcionar em outras superfícies para além do mousepad.

Os ratos que usam laser, são mais precisos que os ópticos. Assim como os ratos que possuem resolução de sensor muito alta, nem toda a gente precisa de um rato com sensor a laser. Na imensa maioria dos casos, o sensor óptico já é o suficiente.

1. Rato MX Master 3 Logitech

Rato MX Master 3 Logitech

Por que escolhemos esse produto?

Se você está em busca de um rato ergonómico, o MX Master 3, é o melhor mouse que já tive. É certamente o melhor rato para trabalho Além do formato que permite o posicionamento perfeito da sua mão e principalmente do seu polegar, o rato da Logitech tem imensas funções que vão facilitar muito a vida de quem o usa.

Conta com um botão de gesto acionável com o polegar que você pode apertar para ver todas as suas abas e programas abertos para que você possa rapidamente mudar entre eles. Também conta com teclas para que você possa avançar e voltar, uma roda horizontal para o polegar, que no navegador te permite alternar entre as guias e uma roda de rolagem que permite você escolher a rapidez dela, mais rápido com o modo free-spin e mais devagar, com o modo ratchet.

O mais impressionante é que depois de uma carga completa, ele pode durar até 70 dias sem precisar novamente de carregamento. Cada minuto de carregamento do MX Master 3 garante 3 horas de funcionamento.

A sua qualidade já foi comprovada através dos prémios: Design Award 2021, Good Design, Reddot Winner 2021 e CES Innovation Awards.

Características que podem te ajudar

Conectividade: Bluetooth + Receptor USB;

Tecnologia do sensor: laser (Darkfield);

Compatibilidade Easy-Switch e Flow: Você pode emparelhar até 3 dispositivos e alternar entre eles;

Resolução do sensor: 4000 DPI;

Botões personalizáveis: 7 (clique esquerdo/direito, voltar/avançar, alternar aplicativo, modo de troca de roda, clique do meio);

Compatibilidade USB: Windows 7,8,10 ou superior, Mac OS 10.13 ou superior e Linux

Compatibilidade Bluetooth: Windows 8,10 ou superior, Mac OS 10.13 ou superior, iPadOS 13.4 ou superior e Linux;

Distância de funcionamento sem fio: 10 m;

Altura: 124,9 mm;

Largura: 84,3 mm;

Profundidade: 51 mm;

Peso: 141 g.

2. Rato Logitech MX Vertical

Rato Logitech MX Vertical

Por que escolhemos esse produto?

A primeira vista pode parecer estranho usar um rato vertical, mas pode confiar que faz sentido. Você já reparou que a posição natural de descanso do pulso é com ele voltado para cima? Os ratos tradicionais, que são planos, forçam o nosso pulso a estar em uma posição que não é a correta. Por isso, muitas vezes você pode sofrer com dores. O Logitech MX Vertical conta com um ângulo de 57°, para garantir que a pressão em seu pulso será reduzida e de forma a posicionar confortavelmente seu polegar. Além da excelente ergonomia, o MX Vertical conta com a tecnologia dos ratos da Logitech. É possível alterar a velocidade e precisão do cursor apertando o botão que fica em cima.

Características que podem te ajudar

Resolução do sensor: 4000 DPI;

Tecnologia do sensor: óptico;

Conectividade: cabo de carregamento com receptor usb-c, Logitech Unifying Receiver ou Bluetooth;

Compatibilidade Easy-Switch e Flow: Você pode emparelhar até 3 dispositivos e alternar entre eles;

Compatibilidade USB: Windows® 10 ou superior Windows 7, mac OS 10.15 ou superior, Chrome OS™ e Linux;

Compatibilidade Bluetooth: Windows 10 ou superior, macOS 10.15 ou superior

iPadOS 13.4 ou superior, Chrome OS e Linux;

Botões personalizáveis: 4 (por padrão: para trás/frente, DPI, clique do meio);

Distância do funcionamento sem fio: 10 m;

Altura: 78,5 mm;

Largura: 79 mm;

Profundidade: 120 mm;

Peso: 135 g.

3. Rato Logitech M330 Silent Plus

Rato Logitech M330 Silent Plus

Por que escolhemos esse produto?

Se você precisa de um mouse um pouco menos sofisticado, o Logitech M330 é uma ótima opção. A forma assimétrica do rato, garante uma posição natural para sua mão direita e a superfície do rato é feita para melhorar a sensação do toque. O grande diferencial além de conforto para sua mão, é o Silent Plus que reduz consideravelmente o som dos cliques, chegando a 90% quando comparado com outro rato da Logitech, M170.

O rato M330 pode funcionar até 24 meses com a mesma pilha. Claro que isso depende do uso de cada pessoa, mas com o botão liga/desliga e o modo de economia de energia com hibernação automática, seu rato vai durar muito tempo até que você pense em trocar as pilhas.

Leve em consideração

O rato M330 não possui conexão bluetooth, ou seja, você só conseguirá conectá-lo através do receptor USB.

Características que podem te ajudar

Resolução do sensor: 1000 DPI;

Tecnologia do sensor: óptico;

Compatibilidade: Windows 7, 8, 10 ou posterior, macOS 10.5 ou posterior, Chrome OS ™ e Linux Kernel 2.6+;

Distância do funcionamento sem fio: 10 m;

Altura: 105,4 mm;

Largura: 67,9 mm;

Profundidade: 38,4 mm;

Peso (com baterias AA): (91 g).

4. Rato Anker vertical

Rato Anker vertical

Por que escolhemos esse produto?

Compacto e ergonómico, o rato Anker é uma outra opção de rato vertical com um valor bem mais acessível. Assim como o rato Logitech MX Vertical, o design do Anker Vertical permite que o pulso e braço fiquem posicionados de forma mais natural para que não haja pressão no seu pulso.

Características que podem te ajudar

Resolução do sensor: 1600 DPI;

Tecnologia do sensor: óptico;

Compatibilidade: Windows 10/8/7/Vista/XP/2000, Linux e Mac OS X;

Altura: 101 mm;

Largura: 82 mm;

Profundidade: 80 mm.

5. Rato Logitech Trackball M575

Rato Logitech Trackball M575

Por que escolhemos esse produto?

O Logitech Ergo M575 traz o conforto a outro nível, pois através do trackball, você consegue mover o cursor sem a necessidade de mover o braço. Assim como os outros ratos da Logitech, o M575 também foi desenvolvido para ajustar-se ergonomicamente à sua mão.

Você deve ter percebido que quatro dos ratos escolhidos são da marca Logitech. Isso porque eles possuem a melhor tecnologia a nível de rato, até então. Funciona a pilhas, mas pode durar até 24 meses com o receptor USB ou 20 meses através do bluetooth.

Características que podem te ajudar

Resolução do sensor: 2000 DPI;

Tecnologia do sensor: óptico (Logitech Advanced Optical Tracking);

Número de botões: 5 (clique esquerdo/direito, botões de voltar/avançar, roda de rolagem com clique do meio);

Compatibilidade USB: Windows 7,8,10 ou superior e macOS 10.13 ou superior

Compatibilidade Bluetooth: Windows 8, 10 ou posterior, macOS® 10.13 ou posterior e iPadOS 13.4 ou posterior;

Botões personalizáveis: 3;

Altura: 134 mm;

Largura: 100 mm;

Profundidade: 48 mm;

Peso: 145 g.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Os 5 melhores ratos gaming de 2024
ELETRÓNICOS
Os 5 melhores ratos gaming de 2024
Em busca de um mouse gaming para comprar em 2024? Veja a nossa seleção com as melhores opções do mercado e quais aspectos considerar na hora da compra.




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.