Cá em Casa logo
Outros

Como medir o consumo de energia de um equipamento

Saiba como medir o consumo de energia dos equipamentos elétricos da sua casa. Aparelhos de ar condicionado, máquinas de lavar roupa, aquecedores, entre outros.

07 janeiro 2024
Medidores de energia elétrica

Sobre o consumo de energia

A energia que chega em nossas casas através da empresa de luz (EDP, Ibedrola, etc) é transmitida através de uma diferença de potencial elétrico. Por exemplo, quando falamos em 220V, estamos a falar, em outras palavras, sobre a diferença de potencial elétrico existente entre os pinos da tomada, que é de 220 Volts. Essa diferença de potencial elétrico permite que a energia elétrica passe pelo equipamento conectado, gerando trabalho (aquecimento, resfriamento, giro e movimento são tipos de trabalho) e consequentemente consumindo energia.

Fatores que influenciam no consumo de energia

O consumo de energia de um equipamento é influenciado diretamente por 2 fatores: a potência do equipamento conectado e o tempo de uso (tempo em que o equipamento é mantido ligado). Quanto maior for a potência e maior for tempo de utilização, maior será o consumo de energia no final do mês.

A potência dos equipamentos elétricos é normalmente medida em Watt (W), ou kilowatt (kW). Um kilowatt é o mesmo que 1.000 Watts. Quando multiplicamos a potência (medida em kW) pelo tempo de uso (medido em horas), temos uma medida resultante em kilowatt-hora (kWh), que é justamente a medida do consumo de energia que encontramos em nossas contas de luz.

Por exemplo: um equipamento com potência de 1kW, ligado por 2 horas irá consumir 2kWh.

Foto de uma conta de luz
Exemplo de uma conta de luz.

Uma conta de luz funciona basicamente da seguinte forma: multiplica-se o total de kilowatt-hora (kWh) consumidos no mês pelo preço do kilowatt-hora, que atualmente em Portugal custa aproximadamente 15 cêntimos de Euro.

Obs: Alguns contratos de luz tem o preço do kWh variável de acordo com o momento do dia em que houve consumo. Nestes casos, o consumo é medido separadamente em cada faixa de horário e multiplicado pelo respectivo preço do kWh correspondente à aquela faixa.

Como medir o consumo de energia exato de um equipamento?

Mesmo conhecendo a potência do equipamento e o tempo de uso, o cálculo exato do consumo não é uma tarefa fácil. Isso porque apesar de estarem ligados à tomada, alguns equipamentos têm um consumo intermitente, como por exemplo os equipamentos que são controlados por termostato, como aquecedores, frigoríficos, etc.

Por exemplo, um aquecedor com potência de 1.500W nem sempre está a consumir energia, pois esse equipamento normalmente funciona em ciclos. Ao atingir a temperatura desejada, o equipamento desliga-se automaticamente e para de consumir energia, voltando a ligar-se apenas quando a temperatura cai abaixo do limite estabelecido pelo termostato. Para medir o consumo exato de energia, é necessário utilizar um medidor de energia elétrica.

Os medidores das empresas de energia elétrica (EDP, Iberdrola, GALP, etc) em nossas casas medem apenas o consumo global da residência, portanto, através dele não é possível saber o consumo exato de cada equipamento. A única forma de sabermos exatamente qual o consumo de energia de um determinado equipamento é instalarmos um medidor individual na tomada onde o equipamento estiver ligado. E graças ao avanço da tecnologia dos últimos anos, atualmente essa é uma tarefa simples e barata.

Existem hoje no mercado inúmeras opções de tomadas inteligentes com conexão wiFi, que permitem não apenas saber o consumo individual de cada equipamento, como também controlar a tomada através do seu telemóvel, permitindo inclusive programar horários para ligar e desligar automaticamente ao longo do dia.

Tela da aplicação móvel de controle da tomada inteligente.
Na aplicação, será possível ver exatamente o consumo de cada equipamento.

Qual equipamento gasta mais energia?

Depende. Como falamos acima, o consumo de energia depende da potência e do tempo de uso. Então aqueles equipamentos com potência mais alta e que são usados continuamente ou por longos períodos são os maiores vilões das contas de luz, como por exemplo: aparelhos de ar-condicionado e aquecedores elétricos.

Por exemplo, um aquecedor elétrico de 1.500W que é utilizado 8 horas por dia gasta 252 kilowatt-hora (aproximadamente 37 EUR) por mês. Já um secador de cabelos de 3.800W que é utilizado 10 minutos por dia, gasta apenas 19 kilowatt-hora (aproximadamente 2,85 EUR). Veja que nem sempre o equipamento com maior potência é o que consome mais energia ao longo do mês.

Obs: Para o cálculo do consumo do aquecedor elétrico descrito acima, foi aplicado um fator 0,7 no consumo total, pois apesar de estar conectado à tomada 8 horas por dia em nosso exemplo, o aquecedor elétrico possui um termostato que liga e desliga o equipamente automaticamente, de modo que o aquecedor consome energia apenas 70% do tempo, e por isso o fator de 0,7 foi considerado. Esse fator pode variar de acordo com as condições e do ambiente de uso.

A classificação energética dos equipamentos domésticos

A maioria dos equipamentos domésticos presentes em todas as residências estão sujeitos à Diretiva de Etiquetagem Energética, n.º2010/30/UE, que foi aplicada em Portgual através do Decreto-Lei n.º 63/2011.

A Diretiva aplica-se aos equipamentos domésticos que têm um consumo de energia significativo na conta de luz, como: televisores, esquentadores, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça, frigoríficos, arcas, etc. O objetivo é auxiliar os consumidores de modo a incentivar a compra de equipamentos com alta eficiência energética.

Exemplo de etiqueta de classificação energética
Etiqueta de classificação energética

Nessa etiqueta, além da classificação geral (que vai de A+++ até E), o consumidor encontra um valor estimado para o consumo anual (em kilowatt-hora) para aquele equipamento. Prefira sempre equipamentos com a classificação A ou as suas variações A+, A++, A+++.

Como medir o consumo de energia de um ar condicionado

Medir o consumo de um aparelho de ar condicionado não é uma tarefa fácil, pois em geral não é possível conectar um medidor individual ao equipamento, pois as conexões elétricas normalmente são internas, apesar de alguns modelos serem conectados diretamente à tomada. Caso o seu ar condicionado esteja conectado à tomada, pode fazer o uso da tomada inteligente e terá acesso ao consumo exato do equipamento.

Caso não seja possível instalar um medidor individual, a nossa melhor amiga será a etiqueta energética do aparelho. A etiqueta pode ser encontrada colada diretamente ao equipamento, no manual de instruções ou no site do fabricante.

Exemplo de etiqueta de classificação energética de um aparelho de ar condicionado
Etiqueta de classificação energética de um aparelho de ar condicionado

Na etiqueta energética dos aparelhos de ar condicionado, é possivel encontrar o consumo em kWh/60min. Ou seja, quantos kilowatt-hora (kWh) aquele equipamento consome por cada hora de uso. Alguns equipamentos possuem ciclos de aquecimento (para usar no inverno) e arrefecimento (frio, para usar no verão). Os consumos dos 2 ciclos são diferentes e estão identificados na etiqueta pelas siglas COP (coeficiente de desempenho sazonal de aquecimento) e EER (Coeficiente de desempenho sazonal de arrefecimento).

Para saber o valor em Euros, multiplicamos os seguintes valores:

A - valor de kWh/60min encontrado na etiqueta

B - número de horas de uso diário

C - valor do kWh da conta de luz (em torno de 0,15 EUR)

30 dias do mês

Total em Euros = A x B x C x 30

Por exemplo, um ar condicionado que consome 0,8 kWh/60min (valor encontrado da etiqueta energética), utilizado 8 horas por dia, consome um total de 192 kWh mensais (aproximadamente 28 EUR).

Um equipamento de 220V gasta mais do que um de 110V?

Não. Os valores de 220V e 110V referem-se à voltagem dos equipamentos e não à potência, portanto não influenciam no consumo. Caso dois equipamentos possuam a mesma potência, o consumo de energia será o mesmo, independentemente da voltagem de cada um. Mas lembre-se que a voltagem do equipamento deve ser compatível com a voltagem da sua residência, que em Portugal, por padrão, é de 220 Volts. Obs: alguns equipamentos são chamados de bi-volt, pois funcionam perfeitamente em 110 ou 220 Volts sem a necessidade de um transformador.

Acha que nosso post pode ajudar mais alguém? Partilhe!
O link foi copiado
Você também pode gostar
Qual aquecedor elétrico gasta menos energia?
CLIMATIZAÇÃO
Qual aquecedor elétrico gasta menos energia?
Quer a casa aquecida, mas quer evitar uma surpresa na conta de luz? Tire aqui as suas dúvidas sobre qual aquecedor elétrico gasta menos energia? Você vai se surpreender!




As listas de melhores produtos do Cá em casa são sempre compostas por produtos com excelente avaliação dos consumidores e de fabricantes reconhecidos pelo mercado. Todos os produtos contidos nas listas são excelentes opções de compra. A ordem da lista serve apenas para organizar melhor o conteúdo. As nossas listas servem para facilitar o processo de escolha dos produtos para os nossos leitores. Se um produto não aparece em nossas listas, não quer dizer que não seja uma boa opção.
Mais lidos
1
Os 6 melhores aspiradores verticais de 2024
Cá em Casa
Quem somosContactoPolítica de privacidade

O conteúdo presente neste website tem fim informativo e não substitui o aconselhamento dos respectivos profissionais de cada área. Alguns links de produtos do Cá em casa são links de afiliados da Amazon. Isso significa que se você realizar uma compra, nós receberemos uma pequena comissão. Nós só indicamos o que de fato recomendamos. As comissões que recebemos nos ajudam a manter o site e melhorá-lo.